Guriri
No local onde antes ficava o forte, foi construída a escadaria, inicialmente chamada de Ladeira da Pedra, devido à sua característica de ter uma escada esculpida diretamente na pedra bruta. A história da Escadaria Maria Ortiz é uma narrativa que evoca coragem, resistência e vitória sobre adversidades. Seu nome é uma homenagem à jovem Maria Ortiz, cujo ato de bravura ficou marcado para sempre nos anais da história capixaba.
A Capitania do Espírito Santo ficou sob o comando de Vasco Fernandes Coutinho, que iniciou a administração, colonização, proteção e desenvolvimento da região, conforme os objetivos de dominação da casa real portuguesa. O patrimônio histórico do Centro é mais antigo do que os das cidades de Ouro Preto (MG) e de São Paulo (SP). É considerado o município com a maior população afrodescendente do estado. Tal fato se dá, pois, até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de africanos escravizados no Brasil. Também há a presença de descendentes de imigrantes italianos, que foram responsáveis pela colonização de parte dos sertões mateenses.
Um dos principais pontos turísticos da ilha, a casa de cabeça para baixo foi construída pelo pedreiro aposentado Valdivino Miguel da Silva. Está localizada no Bosque, no lado sul de Guriri, a 3,5 quilômetros do Centro. Para entrar no local, é cobrada uma taxa de R$ 3, para auxiliar na manutenção. Guriri é uma ilha cercada pelo Oceano Atlântico e também pelo Rio Cricaré e Rio Mariricu, que fica a cerca de 10 quilômetros de São Mateus.
O centro de Guriri, na Avenida Guriri próximo ao mar, possui diversas opções de restaurantes, mas poucas opções de hospedagem. O lugar possui um alto potencial turístico, mas praticamente desconhecido de turistas do resto do país. Antes de minha expedição pelas praias do Espírito Santo, o único lugar de praia capixaba que eu já tinha ouvido falar era Guarapari. O Farol de São Mateus é uma das construções mais antigas da cidade e foi fundamental para o desenvolvimento da região. Hoje em dia, ele é um dos pontos turísticos mais visitados de Guriri e permite aos turistas conhecer um pouco da história local. Guriri é conhecida pela culinária à base de frutos do mar. É possível encontrar pratos deliciosos como moqueca, camarão ao alho e óleo, casquinha de siri, entre outros.
O antigo Forte São João passou a se chamar Clube de Regatas Saldanha da Gama, quando em 1931 começou a abrigar oficialmente a sede social do clube. O pátio, que antes abrigava brinquedos, como um carrossel, passou a ser espaço aberto à prática de esportes, festas e solenidades. No local, jogavam-se basquete e futebol e também batizavam-se os barcos de remo, esporte que era orgulho do clube. Em 1924, a edificação foi comprada, reformada e ampliada, passando a contar com três andares e uma entrada para o pavimento superior, pela avenida Vitória.
Por volta de 1675, os padres começaram a construção do Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo, que incluía também a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo e a Capela da Ordem Terceira. Todo o conjunto arquitetônico seguia o estilo colonial, com características barrocas. Durante o período da ditadura militar, parte de sua estrutura serviu como depósito para obras literárias consideradas subversivas, refletindo o contexto político conturbado da época. Apesar de sua discrição na paisagem urbana, a Escadaria de São Diogo continua a desempenhar um papel importante, conectando a cidade baixa, a partir da Praça Costa Pereira, à cidade alta, próxima à Catedral Metropolitana. Sua restauração em 2019, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Governo Federal, ressalta o compromisso em preservar e revitalizar esses marcos históricos para as gerações futuras.
A Cachoeira do Parque São Lourenço, anteriormente conhecida como Cachoeira do Country Club, é uma bela cachoeira localizada em uma propriedade privada. Com uma taxa de visitação acessível de R$ 5, a cachoeira é facilmente acessível, exigindo apenas uma curta caminhada de menos de 5 minutos. A paisagem envolvente, as quedas d’água refrescantes e sobre Guriri ES a atmosfera tranquila tornam essa opção de passeio um deleite para os amantes da natureza. Localizado no coração da cidade, o Museu Mello Leitão é um oásis de biodiversidade em meio a uma gigantesca área verde preservada. Este museu, criado em 1949, oferece uma imersão em uma fabulosa floresta, com córregos serpenteantes, árvores majestosas e uma variedade impressionante de flora e fauna. Desde cobras até macacos, tartarugas e aves, o Museu Mello Leitão proporciona uma experiência visual única, destacando a exuberância da Mata Atlântica.
O centro histórico de São Mateus
Instalada em uma área de mata nativa de 23 mil metros quadrados, a trilha é toda sinalizada, e as espécies de vegetação são identificadas. Você ainda poderá fazer caminhadas, pedalar e praticar esportes no calçadão. Mas, se estiver em busca de descanso, evite as altas temporadas e ficar nas praias com maior fluxo de pessoas. Além da praia principal, o centro é uma das regiões mais agitadas e onde estão localizadas as lojas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos.
Onde Fica Alter do Chão: Descubra o Paraíso Amazônico do Pará
- Quando chegamos no centro, cheio de lojas e restaurantes, percebi como havia me enganado.
- As terras foram concedidas a Duarte de Lemos como sesmaria pelo primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.
- Quem prefere aventuras pode aproveitar a Trilha do Gambá, localizada no quilômetro 14 da estrada que leva a Barra Nova.
- Mas sabia que existem muitas outras atrações que atraem turistas de diversas partes do estado?
É um conjunto de prédios construídos às margens do rio São Mateus, a partir do final do século XVIII. Originalmente, estes casarões eram, em sua maioria, construídos em alvenaria de pedra, com as paredes internas e laterais em estuque. A construção desses prédios deu origem a um grande aglomerado de casas em torno de um largo que servia como terreiro para a carga e descarga dos navios que aportavam em São Mateus. São Mateus foi a primeira cidade do Espírito Santo a possuir um teatro, e todos os anos no mês de julho acontece, o Festival Nacional de Teatro (FENATE), que conta com apresentações de teatro de rua e oficinas de artes cênicas.
Governo do Estado abre 20 mil vagas para cursos on-line gratuitos
Tempos depois, essas famílias se converteram ao catolicismo e abandonaram a capela. Já que você elegeu a ilha como sua próxima opção de viagem no Espírito Santo, vamos conhecer de perto alguns dos pontos turísticos que mencionamos? Tomar um sol deitado na areia, praticar esportes ou curtir um banho de mar. Seja lá qual for o seu objetivo, saiba que Guriri é o seu destino certo.
No século XIX, após a visita de Dom Pedro II ao Espírito Santo em 1860, a ladeira foi rebatizada como ladeira do Imperador, em honra ao monarca. Posteriormente, em 1883, foi transformada em uma majestosa escadaria, com seis ordens de degraus e planos calçados a paralelepípedos, iluminada por lampiões a gás. Em reconhecimento à sua importância histórica e arquitetônica, a Catedral Metropolitana foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em maio de 1984, garantindo sua preservação para as futuras gerações. Com mais de 100 anos de existência, o Casarão Cerqueira Lima é uma das construções históricas mais bonitas do Centro de Vitória. Localizado na região da Cidade Alta, onde está o Palácio Anchieta, o local foi transformado em galeria de arte e desde o dia 31 de julho de 2014 abriga o Gabinete do Centro.
A riqueza cultural presente nos museus e a emoção de contemplar as paisagens capixabas fazem de Santa Teresa um convite irresistível para quem busca uma viagem repleta de charme, história e aventuras. Ao lado da Rodoviária, o Museu da Cultura e Imigração Italiana em Santa Teresa conta a história da primeira cidade fundada por imigrantes italianos no Brasil. Através de itens recolhidos ao longo do tempo, o acervo do museu oferece uma narrativa rica e envolvente.