agosto 25, 2025

Município do Rio de Janeiro

Por Indicador

Como identificar os bairros mais seguros do Rio de Janeiro. Basicamente, podemos dizer que existem 2 maneiras para identificar quais localidades cariocas passam mais segurança para os seus moradores. Imóveis com acabamento de luxo no Rio de Janeiro. É um bairro com forte entretenimento. Não possui favelas como a Zona Sul, havendo duas pequenas favelas, São Tilon e Vila Autódromo, que estão sendo removidas e as famílias realocadas em prédios residenciais novos. Algumas áreas também não foram consideradas favelas, pelo IBGE, como a Cidade Alta, na Zona Norte do Rio.

O primeiro nível de alerta foi acionado em 3 de janeiro de 2020, após a notificação dos primeiros casos de COVID-19 na China. Já o segundo nível de alerta foi ativado em 20 de janeiro de 2020, quando foi identificado o primeiro caso na Coreia do Sul 28,29. Ninguém pode se alistar de novo, mesmo que em forças ou quartéis diferentes. As favelas ocupadas foram Cerro-Corá, Guararapes e Vila Cándido, nas quais vivem cerca de 3 mil pessoas.

A Favela da Rocinha possui uma ótima infra-estrutura para receber turistas de todo o mundo. Além da simpatia dos habitantes, a comunidade possui também diversos projetos sociais e mirantes para observar a bela vista para a praia de São Conrado, Pedra Bonita, Pedra da Gávea e outras montanhas da cidade. Na região, há 14 bairros sem favelas. Em alguns casos, a explicação pode estar na pequena área geográfica oficial do local.

É constantemente associada à modernidade e inovação. Favelas e comunidades urbanas cop4 expressam a desigualdade socioespacial da urbanização brasileira. Estas se tornam agravadas com a insegurança jurídica da posse, que também compromete a garantia do direito à moradia e a proteção legal contra despejos forçados e remoções.

Onde não morar no Rio de Janeiro?

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade. O Censo de 2022 mostrou que, desde 2010, todo o município do Rio perdeu 110 mil habitantes. Cerca de 40% deles são de favelas cariocas. O levantamento aponta que, apesar do crescimento de alguma comunidade, no total são menos 43 mil moradores dessas áreas. Entre as 20 favelas mais populosas do país, além da Rocinha, ainda figuram Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, e Jacarezinho, na Zona Norte.

Dentro destas regiões administrativas existem muitos bairros que fazem o charme e a renomada cidade do Rio de Janeiro. Além de ser a maior e mais populosa cidade da região serrana Fluminense também detém O Maior Pib e IDH da região o município que conta com população estimada em 307 mil habitantes é um dos principais destinos. Esta é uma lista de favelas da cidade do Rio de Janeiro.

Nesta seção estão alguns bairros não-oficiais que por fatores históricos ou sociais, por vezes são citados como favelas, mas são totalmente urbanizados e não são favelas. A Favela da Rocinha é um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro, ainda possui muitos traficantes misturados aos moradores. Segundo dados oficiais do Censo de 2010, coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 763 favelas na cidade. O Morro do Vidigal foi pacificado em 2012 e atualmente está sendo atendida pelas 19º UPP (Unidades de Polícia Pacificadora) a fim de evitar o retorno do tráfico de drogas ao bairro. Desde então a segurança da favela aumentou significativamente.

Qual bairro do RJ não tem favela?

Se você quer uma vista 360 graus do Rio, a escolha certa é o Santa Marta! A favela, que fica no Morro Dona Marta, divide espaço com o bairro de Botafogo, zona sul da cidade. Das casinhas coloridas que parecem – e são – uma moldura, vê-se o Cristo Redentor “de pertinho”. Você vai encontrar nesta página os mapas dos bairros e das regiões administrativas (RAs) que são 33 subdvisões das 7 subprefeituras existentes no município.

Onde tem mais roubos no Rio de Janeiro?

É importante destacar que durante a urbanização do bairro, praticamente, todas as grandes favelas do Rio já estavam consolidadas. Bem próximo dali, locais como o Itanhangá e o Recreio tiveram essas ocupações irregulares de forma mais recente, depois da década de 90. Comparado a outras regiões da cidade, é uma região muito segura, mas tem alguns riscos comuns. Evite andar em ruas com poucas pessoas, concentre-se nas avenidas principais e se estiver muito longe, use um Uber.

Os bairros mais seguros do Rio de JaneiroIpanema. Ao lado de Copacabana, é o bairro mais conhecido da Cidade Maravilhosa, pelo menos por quem não mora no Rio de Janeiro. Cada um dos bairros do Rio foi construído em tempos diferentes na história da cidade. O Centro da cidade, construído durante a era colonial, é o mais antigo, enquanto a Zona Oeste é o mais recente. O Rio de Janeiro com seus mais de 6 milhões de habitantes é a segunda maior cidade do Brasil depois de São Paulo.

O Rio está dividido em 4 grandes áreas (Norte, Sul, Centro e Oeste) e numerosos bairros. Cada bairro do Rio forma grupos populacionais e culturais distintos, com desigualdades sociais significativas. Em muitos casos, devido à sua origem compartilhada, relações de vizinhança, engajamento comunitário e intenso uso de espaços comuns, constituem identidade e representação comunitária. Abaixo estão listadas as maiores favelas. A maioria obteve o status oficial de bairro.

  • Em março passado, 68,8% dos casos da capital ocorreram na região.
  • O Centro da cidade, construído durante a era colonial, é o mais antigo, enquanto a Zona Oeste é o mais recente.
  • Além de abrigar algumas das mais belas praias do Rio, o Leblon é conhecido por ser o bairro dos artistas.
  • Primeiro lugar, a favela mais perigosa aqui no Rio de Janeiro.

É perigoso subir o Vidigal?

A Zona Sul, onde estão localizados os famosos bairros do Leblon, Ipanema e Copacabana, oferece mais segurança ao viajante se comparada a outras regiões da cidade. Todos os bairros que descreveu são bons, mas o que tem menos índices de assalto ainda é a Barra da Tijuca. Lá não tem favela e nem morro e por isso o número menor de incidentes, mas não ache que não tenha, pois em jacarepaguá, bairro próximo, tem favelas e isso traz pra cá alguns meliantes.