As cidades devem virar espaços mais justos e inclusivos
julho 14, 2023

As cidades devem virar espaços mais justos e inclusivos

Por Indicador

As pessoas retiram as bicicletas nos terminais de ônibus e podem ficar com elas por 14 horas. Esse período mais longo permite, por exemplo, ir com a bike para o trabalho, ficar com ela durante o expediente e voltar para o terminal ou então ir para casa e devolvê-la apenas no dia seguinte. Vários Planos Diretores, em diversas cidades, já relacionam alguns desses instrumentos urbanísticos. Temos que revisá-los e analisar as implicações dentro das transformações ocorridas pelo crescimento dessa cidade ao longo dos anos. É competência do município legislar sobre assuntos de interesse local e promover adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, parcelamento e da ocupação do solo urbano (CF, art. 30). Na área, o programa PAC entregou casas padrões com cerca de 37 m² de área útil, constituídas por dois dormitórios, sala com cozinha, um banheiro e um pátio.

De fato, as pessoas que não têm acesso aos serviços básicos e estão excluídas da sociedade são as mais vulneráveis a serem as vítimas ou a se tornarem os infratores. Nesse sentido, acabar com a insegurança urbana significa abordar o tema de maneira transversal e integrada com enfoque nos direitos e participação social. Especialmente em cidades com muitos prédios, esses locais incentivam as pessoas a andar a pé, o que reduz o uso de carros e, consequentemente, a poluição do ar. Compreender o que é mobilidade urbana é uma das funções do vendedor que realmente quer estar à frente das tendências do mercado. Afinal, são as necessidades e os desejos do consumidor em seus trajetos cotidianos, em interação com a infraestrutura das cidades, que moldam quais os tipos de veículos mais procurados e quais funcionalidades e tecnologias eles precisam ter.

Assim, segundo Belgiojoso , a qualidade urbana não pode ser percebida e avaliada apenas sob aspectos morfológicos, ou seja, ela não pode ser pensada e planejada sob apenas o visível, o sensível , mas também a partir das questões fisiológicas que se referem às atividades humanas, sua interação coletiva, sua diversidade. Assim sendo, percebe-se que muitos dos elementos visíveis são constituídos de elementos invisíveis em termos formais e estéticos, pois são expressos através da comunicação, das mensagens , da riqueza de estímulos, informações e significado. Há ainda a apresentação de métodos e indicadores capazes de traduzir as complexidades do território urbano, tornando esta ferramenta um potencial apoio à gestão e ao planejamento das cidades. Diante dos mapas da cidade imaginária de Antares, os participantes da capacitação analisaram os desafios locais de planejamento e como o Plano Diretor poderia incorporar as premissas do DOTS para endereçá-los. Tendo o corredor BRT como eixo estruturante para o desenvolvimento da cidade, os grupos buscaram soluções para áreas e imóveis ociosos, com pouca diversidade de usos e densidades inadequadas em relação à oferta de infraestrutura.

Estratégias para espaços urbanos compactos

Ruas completas

Assumimos o compromisso de incluir iniciativas de uso racional de água e energia em todos os empreendimentos a serem lançados. Em relação ao consumo racional de energia, as iniciativas incluem lâmpadas Led e sensores de presença nas áreas de circulação e prioridade planta de casa na contratação de elevadores com sistema inteligente. Os empreendimentos são orientados ao uso misto e a grande maioria possui lojas ou unidades não residenciais no pavimento térreo, integrando o projeto aos passeios e ampliando o diálogo com a cidade.

Distribuição na arquitetura do renascimento italiano

O transporte coletivo também pode ter melhorias, seja na qualidade do acesso das pessoas até os pontos de parada, seja na operação, a partir de vias exclusivas, por exemplo. Utiliza-se, para tanto, alguns dos principais autores contemporâneos no campo da sustentabilidade urbana, citados ao longo do trabalho. Os Foruns Urbanos Mundiais representam espaços de diálogo onde, ao longo dos anos, se vai construindo um debate e uma aliança entre os diferentes líderes dos cinco continentes, para compartilhar ideias e identificar as melhores práticas. O Fórum em Medellín terá uma relevância especial por fazer parte do processo de definição da nova agenda de desenvolvimento pós-2015 das Nações Unidas.

Mesmo assim, é bom reforçar que, se você pretende apresentar um projeto na sua cidade, entre em contato com os órgãos responsáveis. Afora todos esses benefícios, os parklets são projetos de arquitetura visualmente agradáveis. O parklet é um miniparque, isto é, espaço compacto de convivência implantado em locais anteriormente utilizados como estacionamento ou em terrenos baldios e em sobras de terrenos.

De acordo com a ONU, a sustentabilidade consiste em satisfazer as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. No período de 2002 a 2007, a população cidades médias cresceu à taxa de 2% ao ano, mais que as taxas das cidades grandes (1,66%) e das cidades pequenas (0,61%). Do ponto de vista populacional, as cidades grandes e pequenas encolheram entre 2000 e 2007, enquanto as médias cresceram.

Cursos de Energia

Segundo ele, é necessário repensar a rua, a praça, o parque e a paisagem urbana, permitindo humanizar o espaço público e experimentar o encontro com pessoas diferentes. “Por isso, Jane Jacobs segue sendo uma referência inevitável para tornar as localidades melhores”, considera. É fundamental que as pessoas encontrem os serviços de que precisam em uma distância que possa ser percorrida a pé.