Conheça a evolução do cinema
abril 27, 2023

Conheça a evolução do cinema

Por Indicador

Thomas Edison não se fica atrás e adquire o seu próprio sistema de projeção, o Vitascope, e inicia a projeção de filmes em 1896. No final da década outras empresas surgem no mercado, entre elas a Biograph e a Vitagraph, e no meio de sucessivos processos judiciais por causa de patentes, o cinema começa a ganhar público entre as classes trabalhadoras. Os duelos ao por do sol e os confrontos entre índios e soldados do exército passaram a fazer as delícias de qualquer amante de cinema.

Invariavelmente tocando em temas sensíveis e controversos, nossos realizadores, desde os primórdios até o dia de hoje, propõem reflexão e debate sobre temas complexos que permeiam e interferem na vida de cada individualidade. Dada a largada, o desafio seria tornar o Canal Brasil relevante para a sociedade. Procuramos resgatar os títulos mais representativos de todas as épocas e trazer as produções recém-saídas do cinema. Uma mescla importante na tentativa de construir uma programação vocacionada a representar o jeito brasileiro de ser, através de sua produção audiovisual independente. Paralelamente, os estúdios de Hollywood sofreram um rude golpe quando em 1948, por ordem do governo, se tiveram de desfazer das salas de cinema que detinham. Os estúdios ficaram, assim, sem forma de escoar diretamente os seus filmes , passando a ficar sujeitos às exigências dos exibidores e dividir os lucros com estes.

Entre os historiadores ingleses, os estudos mais significativos sobre a relação história e cinema demonstram por outro lado uma total recusa de análises do tipo estrutural. Com base nos trabalhos de Anthony Aldgate, Jeffrey Richards e Arthur Marwick, é possível traçar as linhas gerais dessa outra abordagem do xciptv tema. Segundo Sorlin, o impacto do trabalho de Kracauer pode ser medido pelo fato de que a sociologia do cinema continua a estabelecer relações de homologia entre os filmes e o meio que lhes dá origem. No Brasil, realizaram-se dois encontros voltados para a discussão do cinema como fonte para a história.

Mesmo que o estúdio tenha falido já em 1954, conhece momentos de glória, quando o filme “O Cangaceiro” , de Lima Barreto, ganha o prêmio de “melhor filme de aventura” no Festival de Cannes. Acompanhando Hollywood, o panorama cinematográfico de outros países mostrava-se, também, muito sombrio e apenas o aparecimento de novos realizadores disfarçava a crise. Em Inglaterra, a produção cinematográfica caiu vertiginosamente e apenas a utilização dos estúdios pelas produções norte-americanas conseguia manter a indústria do país à tona de água. Os anos 70 são também de crise para as cinematografias italianas e japonesas, enquanto que na Alemanha o novo cinema alemão, conhecido pela sua crítica aos valores burgueses, ganhava reconhecimento internacional, nomeadamente através dos filmes de Wim Wenders e Rainer Werner Fassbinder.

A evolução do cinema

E em 1899 Auguste Baron apresentou o seu filme sonoro e encontrou bastante sucesso junto da elite parisiense. No primeiro ano do novo século o alemão Ernst Ruhmer anunciava a criação do Fotografofone, um aparelho dispositivos que conseguia gravar e reproduzir som em película. O mesmo conseguirá Eugen Lauste três anos depois provando que o som e a imagem eram perfeitamente conciliáveis. Mais tarde, já em 1907, Lee deForest pegou no trabalho de Laustes e desenvolveu-o através da aplicação de uma válvula eletrônica, o tríodo, que tinha como função amplificar os sinais eletrônicos. Apesar da sua nova invenção ter sido um sucesso no campo das comunicações, a verdade é que não foi aproveitado pela comunidade cinematográfica.

À medida que o Cinetoscópio ganhou popularidade, a Edison Company começou a instalar máquinas em lobbies de hotéis, parques de diversão e fliperamas, e logo os chamados “salões de Cinetoscópio” foram abertos em todo o país. No entanto, Edison recusou a ideia de projetar suas imagens para uma audiência maior, alegando que tal invenção seria menos lucrativa. Apesar de não trazer a experiência das grandes salas, os serviços de streaming são vistos como uma evolução do “home video”. As pequenas câmeras que filmam em HD foram importantes para os novos cineastas.

A especificidade do discurso imagético que se integra ao discurso cinematográfico – e aqui estaremos falando de imagens que se colocam em movimento, o que já traz por si novas singularidades – é naturalmente apenas um aspecto. O filme, como se disse, é elaborado a partir de vários substratos integrados. Trata-se, então, de analisar densa e integradamente a narrativa, o cenário, a escritura. Sobretudo, trata-se de aplicar metodologia de análise às relações possíveis entre os componentes internos a cada um destes substratos, e às relações destes entre si. As possibilidades de fontes históricas relativas ao Cinema não se esgotam nesta obra final que é o filme propriamente dito.

Aperfeiçoou os truques próprios do teatro e do ilusionismo para o cinema e assim alcançou grande sucesso. Georges Mélliès e o famoso cartaz de seu filme “Viagem à Lua”Por outro lado, o mágico e ator francês Georges Méliès também trabalharia no desenvolvimento da linguagem cinematográfica introduzindo cortes, sobrexposição e zoom. Com o advento da fotografia foi possível fixar a imagem numa superfície, seja ela papel, placa de metal ou vidro. Desta maneira, não podemos entender a história do cinema sem compreender a história da fotografia.

A Janus Films torna-se numa distribuidora de sucesso de filmes estrangeiros nos Estados Unidos com os filmes de Ingmar Bergman. A produtora inglesa Hammer Films alcança sucesso graças aos seus filmes de terror. É revelado que um dos dois argumentistas que ganharam o Óscar para melhor argumento pelo filme The Defiant Ones é Nedrick Young, que estava na lista negra do Comité de Investigação de Atividades Anti-americanas. Em França, o fundador da revista Cahiers du Cinéma, André Bazin, apoia a teoria “cinema de autor”, que defende o realizador como “autor” do filme. A nomeação de Michael Wilson para o Óscar de melhor argumento pelo filme Sublime Tentação é proibida porque o argumentista recusou colaborar com o Comité de Investigação de Atividades Anti-Americanas e estava na lista negra.