É possível retirar o dinheiro do Consórcio?
Você pode usar recursos próprios para efetivar o pagamento do lance ou pode abrir mão de uma parte do crédito para isso. O valor usado no pagamento lance é usado para adiantar prestações e assim reduzir o valor da parcela ou prazo após a contemplação. Ao contratar um consórcio, você passa a participar das assembleias mensais organizadas pela administradora. Este é o momento de debater assuntos relativos ao andamento do seu consórcio, fazer os sorteios dos contemplados que irão receber a carta de crédito e também a divulgação dos lances que foram apresentados no período.
Essa reunião destina-se principalmente à contemplação dos consorciados, mas também à prestação de informações e atendimento. É nessa assembleia que, mediante sorteio ou lance, o integrante do grupo é contemplado. Uma vez contemplado,o crédito é apartado dos recursos comuns do grupo. Esses rendimentos costumamser bem baixos e podem ser corroídos pela inflação com o passar do tempo. Dessaforma, para evitar perdas financeiras, é mais vantajoso fazer o uso do dinheiroda carta de crédito contemplada até o encerramento do grupo. Eles ainda podem requerir em espécie o valor das suas cartas de crédito contempladas?
De acordo com a Circular nº 3.432, o consorciado pode receber o valor em dinheiro se tiver quitado suas obrigações financeiras e após 180 dias da contemplação. O consórcio, assim como o cooperativismo, tem como base a união de pessoas com o mesmo objetivo. É uma modalidade de acesso ao crédito em que o consorciado, junto à administradora de consórcios, planeja a compra de bens ou serviços em comum. O principal risco é o preço dos imóveis subir muito e a correção da carta de crédito não ser suficiente para comprar a residência no padrão desejado. No consórcio imobiliário, tanto o valor da carta de crédito quanto o saldo devedor dos participantes é corrigido periodicamente por um índice previsto no contrato. É uma modalidade de acesso ao crédito em que você, junto à administradora de consórcios, planeja a compra de bens ou serviços em comum.
A carta de crédito, que é o documento que representa o valor do bem a ser adquirido, é uma das grandes vantagens do consórcio. Com ela, você pode escolher o bem que deseja e comprar à vista, negociando melhores condições de pagamento. Além disso, sabia que a carta de crédito contemplada também pode ser vendida ou usada como garantia em empréstimos? Sim, é possível retirar o dinheiro da carta de crédito do consórcio, mas isso depende das condições estipuladas no contrato e das regras da administradora. A conversão da carta de crédito em dinheiro geralmente ocorre após a contemplação, e o consorciado pode ter que esperar um prazo determinado ou cumprir certos requisitos.
Você deve solicitar a quantia através de canais de atendimento das administradoras. Esse contato pode ser por WhatsApp ou por um de nossos outros canais de atendimento. Já se o valor for menor, você pode aproveitar a diferença para pagar as despesas relacionadas ao bem, como documentação, impostos e seguro. A maioria dos contratos permite que até 10% do valor de crédito possa ser usado para essa finalidade. A ConsorcioCred, com duas décadas de experiência no setor de Compra e Venda de Consórcios, oferece a você segurança, transparência e tranquilidade para você que quer vender um consórcio ou comprar um consórcio. Sim, é possível receber dinheiro no fim de um consórcio, mas a maneira como você receberá o dinheiro pode depender das regras específicas do consórcio em que você está participando.
Se um participante desistir, por exemplo, é possível comprar a cota dele e arcar com o saldo devedor nas mesmas condições estabelecidas no contrato original. Dependendo da necessidade de quem está saindo, é possível comprar a cota carta de crédito contemplada com desconto. A regra dos 180 dias não é válida quando o grupo do qual a pessoa faz parte for encerrado antes.
Carta de crédito: o que é e como funciona?
Isso pode acontecer a qualquer momento dentro do prazo total das parcelas. A carta de crédito só pode ser usada pelo solicitante, o que gera mais segurança à operação e controle sobre o valor recebido. Além disso, o uso não é considerado uma transferência bancária, portanto, não há incidências de taxas ou impostos. Isso significa que o poder de compra é assegurado pelo valor contratado. Dessa forma, a administradora do consórcio deverá repassar o dinheiro à concessionária ou ao atual dono do automóvel, que fará a transferência do bem.
Contudo, a sua finalidade é definida, isto é, você tem a possibilidade de comprar somente aquilo que se enquadra na característica do pertence estabelecido no consórcio. Se o contemplado quiser utilizar o valor como entrada em um imóvel, não é possível que a administradora faça essa transferência diretamente para a construtora ou imobiliária responsável pela transação. Apenas o titular da cota de crédito que tenha sido sorteado a mais de 180 dias e que tenha todas as situações quitadas com a empresa administradora. Simule grátis seu consórcio e garanta sua carta de crédito com planejamento, sem juros e sem entrada.
Todas as fases do processo – desde compra, acompanhamento de status e assembleias até a contemplação – são totalmente digitais, feitas pela plataforma online do UP Consórcios. Ao ser contemplado, você não é obrigado a utilizar imediatamente o crédito. Essa decisão pode ser tomada conforme lhe convier, tendo como prazo até o encerramento do grupo. Assim, você escolhe com tranquilidade o bem ou serviço e ainda o fornecedor ou prestador do serviço.
É possível consultar o site do Banco Central para verificar se a administradora está autorizada a realizar consórcios e se possui reclamações registradas no órgão. Verifique se ela é compatível com o bem que você pretende adquirir, o valor da carta de crédito, o prazo e as condições de pagamento. O prazo pode variar de acordo com a administradora e o contrato do consórcio. Geralmente, o consorciado precisa aguardar um período de 180 dias após a contemplação para solicitar a conversão da carta de crédito em dinheiro. Retirar o dinheiro do consórcio é possível, mas envolve condições e regulamentações específicas. É importante entender as regras do seu consórcio e planejar suas ações conforme suas necessidades financeiras.
Como fazer um consórcio imobiliário?
Para isso, o consorciado contemplado vai precisar de um avalista ou qualquer outro tipo de garantia prevista em contrato. O momento de ser contemplado é sempre muito esperado depois da contratação de um consórcio. Basicamente, esse é o acesso a tão esperada carta de crédito, por meio da qual você poderá adquirir o bem desejado. Depende das regras de cada administradora e do contrato específico do consórcio. É importante verificar se essa opção está disponível para o seu consórcio de veículos, casa, moto ou pesados. Quando você quita um consórcio, está reduzindo o saldo devedor e se aproximando da aquisição do bem desejado.
Serviços
Para imóvel em construção, o repasse dos recursos demanda comprovar a conclusão da obra. Quando o pagamento é feito a cada mês, é possível que sua renda seja comprometida. Além disso, caso você pague de forma antecipada, é possível conseguir a redução de gastos com a correção de crédito.
Logo, essa possibilidade dada pelo banco central ajudou muita gente a amenizar a crise financeira do país, proporcionando a aqueles que precisam de liquidez imediata uma opção de crédito. Além de aliviar a pressão financeira mensal, pode resultar em economia, pois evita ajustes periódicos de crédito devido à inflação. Além disso, a quitação remove a alienação do bem, permitindo sua venda sem restrições. Em alguns casos, o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado para quitar o valor remanescente.