O que é a Arquitetura? conceito e principais estilos
setembro 30, 2023

O que é a Arquitetura? conceito e principais estilos

Por Indicador

Apesar das vantagens acima apontadas, o estilo de tubos e filtros coloca ênfase no modo ‘batch’, tornando difícil seu uso em aplicações interativas e em situações que exija ordenação de filtros. Outra questão técnica a ser observada é a possibilidade de haver deadlock com o uso de buffers finitos (para armazenamento temporário de dados). Esse estilo arquitetural tem sido empregado em razão das vantagens anteriormente destacadas.

Essa estruturação, apesar de parecer trabalhosa para profissionais não habituados a ela, visa facilitar a organização dos componentes e melhorar a flexibilidade e portabilidade do sistema, gerando muito mais facilidade de manutenção. Os módulos e componentes do software são organizados em camadas planta de casas terreno 10×25 com piscina de funcionalidades, que podem ser desconstruídas em diferentes serviços. Os modelos arquiteturais foram descritos pela primeira vez por Christopher Alexander, no final da década de 1970. Em dois livros, o autor descreve um método de documentação de padrões, que, apesar de ter sido pensado para a arquitetura, foi adaptado para a área de software e se popularizou na década de 1990. Desde então, os padrões se tornaram indispensáveis no trabalho de arquitetos de software.

Aqui também vale dizer de que forma ela contribuiu para a sociedade, para a arquitetura ou até mesmo para os moradores do local. O estudante deve estar atento a como o arquiteto lidou com essa questão e se houve a inclusão estratégica de elementos relacionados ao conforto térmico. Já se a construção é uma obra pública, faça um resumo sobre a sua história e de que forma ela contribuiu para a sociedade. Ele ajuda os alunos de arquitetura a entenderem vários aspectos que devem ser levados em conta na hora de projetar. Todo profissional dessa área deve saber reconhecer um trabalho muito bem (ou mal) feito.

Arquiteto e Designer Leo Romano Lança Seu 3º Livro em Goiânia

Como descrever uma arquitetura?

Adicionalmente, facilita a comunicação do projeto, além do reuso da arquitetura (da solução). As representações geradas nas práticas de arquitetura contém “conceitos arquiteturais” relevantes ao design, como os elementos que irão compôr os sistemas e forma como eles devem se relacionar. O conjunto de todos os “conceitos arquiteturais” que podem ser utilizados para descrever a arquitetura de um software compreende o modelo arquitetural. Entretanto, esse cenário começa a mudar dada a crescente necessidade de integração de sistemas a qual tem aarquitetura de software como premissa. Assim, o fator econômico tem sido e será o determinante da sobrevivência da empresas de software.

Portfólio HAUS oferece mentoria gratuita de como escrever sobre arquitetura e design

A inspiração para essas particularidades está na cultura, tradição e modo de vida das respectivas sociedades. Esta tarefa foca a identificação das metas arquiteturais para o desenvolvimento do sistema ou uma iteração, servindo como orientação para o desenvolvimento e os testes. Identificar as metas arquiteturais, a fim de fornecer orientação suficiente para conduzir a equipe [newline] no início ou evolução da arquitetura.

Se um sistema mais complexo for necessário, então, a arquitetura pode ser representada como um conjunto mais compreensivo de visões que descrevam a arquitetura a parir de uma série de pontos de vista. A estruturação do sistema lhe ajuda a gerenciar a complexidade, utilizando a conhecida estratégia de “dividir para conquistar”. Pela divisão do processo em partes menores e mais manejáveis, você torna o desenvolvimento mais fácil.

Arquitetura de software: 5 motivos para iniciar sua pós-graduação

Os “conceitos arquiteturais” que viabilizam a comunicação entre dois componentes costumam ser designados “conectores”. A organização dos componentes num sistema de software impacta sobre a qualidade apresentada por ele. Por exemplo, a adoção de uma arquitetura em camadas serve para modularizar o sistema bem como facilitar modificações. Entretanto, um número elevado de camadas (4 ou 5) pode degradar o desempenho do sistema se houver um elevado grau de acoplamento entre os componentes. Esses aspectos servem como indicadores de uma maturidade inicial de engenharia de software. Outros aspectos compreendem uso e reuso de soluções existentes no desenvolvimento de novos sistemas.

Considerada uma vertente forte dentro da arquitetura contemporânea, o estilo arquitetônico sustentável começou a se popularizar entre as décadas de 1980 e 1990. Esteticamente, o que caracteriza a arquitetura romana é a valorização dos arcos, uma herança dos etruscos. Além disso, as construções costumavam ter grandes abóbodas e espaços internos livres de colunas. Os arquitetos romanos viam a necessidade de expressar através de suas obras uma idealização de beleza, mas também representar a realidade vivida pelos cidadãos. Com influência da arquitetura dos gregos e etruscos, a romana faz parte da fase clássica dos estilos arquitetônicos.