Os quatro pilares da educação
A preocupação com a educação vai além das disciplinas que passam conhecimento sobre história, filosofia, ciências, matemática ou geografia. Afinal, o desenvolvimento dos estudantes também deve ser voltado para a formação de cidadãos. Para a educação infantil, as orientações eram para que as creches e pré-escolas estimulassem o brincar de forma lúdica. Além disso, as diretrizes previam o relacionamento e estreitamento de laços com as famílias por dispositivos tecnológicos. Quando foi promulgada em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define que a educação infantil integraria a Educação Básica sendo dos 0 a 6 anos de idade. Mas a legislação sofreu uma modificação em 2006 e passou a atender crianças de 0 a 5 anos.
A Corrida de Saco é uma brincadeira de corrida em que os participantes devem correr dentro de sacos, ou seja, dentro de um saco plástico e chegar ao final da pista antes que os outros. Para jogar o jogo da velha você precisa de 2 jogadores, uma folha de papel e um plano de aula lápis. O Jogo da Velha é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, também conhecido como “Vaca, Galinha, Gato”, “Xadrez” ou “Xis e Bolinha”. Esconde-Esconde é ideal para crianças a partir dos 5 anos de idade, mas pode ser jogado por crianças de qualquer idade.
O objetivo da Brincadeira da Cadeira é proporcionar às crianças um momento de diversão, proporcionando também uma atividade física. Os pilares que você conhecerá refletem em uma educação completa, não apenas no que estamos acostumados a observar, como ensinar a ler, escrever e assim por diante. Último dos quatro pilares, aprender a ser refere-se ao desenvolvimento da personalidade do ser humano. Aprender a fazer diz respeito a saber colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos. Com isso, aprender a conhecer significa desenvolver a habilidade de pensar e tirar conclusões críticas.
Quais são os 4 pilares da educação infantil?
O jogo do galo é adequado para crianças a partir de 6 anos de idade e também para adultos. O objetivo do jogo é equilibrar o maior número possível de bambolês em seus dedos sem derrubar nenhum. O objetivo deste jogo é que todos os jogadores consigam se movimentar ao mesmo tempo dentro do círculo, de forma a evitar que um jogador seja “trancado” pelos outros. Jogo da Tranca é uma brincadeira tradicional brasileira, que tem como objetivo formar um círculo e fazer com que todos os jogadores se movam ao mesmo tempo. O Jogo de Banheiro é uma divertida brincadeira de grupo que combina improvisação e lógica para fazer com que os participantes descubram quem é o “ladrão” de um determinado objeto. O objetivo da brincadeira é chegar ao final da pista antes que os outros participantes.
Confira todos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil neste link. Muitos suprimentos para aplicar os pilares da educação na nossa sociedade são provenientes de políticas públicas. São os incentivos, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além, claro, de informação e cultura focadas em formar cidadãos. O aprender a fazer é um pilar que está presente em algumas instituições, mesmo que aplicado em “menor quantidade”. Esse pilar, no relatório, também fala sobre a adaptação do conhecimento para a prática profissional.
Aprender a ser: o quarto pilar da educação
Resumidamente, estamos falando do aprender a aprender, com exercícios de memória, atenção e pensamento independente. A atuação da Fundação Abrinq em Educação foi fundamental para beneficiar as mais de 130 mil crianças e adolescentes que receberam apoio da organização em 2022. Os professores recebem uma formação composta por quatro módulos, com duração de seis semanas e carga horária total de 135 horas, permitindo que os participantes a realizem conforme disponibilidade.
Desenvolvimento da Sociedade trabalha para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades para viver em comunidade. Por fim, o Desenvolvimento Ambiental trabalha para ensinar as crianças a apreciar e respeitar o meio ambiente. Aqui, o objetivo é desenvolver habilidades sociais e emocionais, como empatia, respeito, cooperação e solidariedade. Os estudantes devem aprender a se relacionar de forma saudável com os outros, a resolver conflitos de forma pacífica e a trabalhar em equipe. É importante criar um ambiente escolar inclusivo e acolhedor, onde todos se sintam valorizados e respeitados.
Otimize Seu Tempo para o que realmente Importa – Seus Alunos
Na prática, o professor pode ser um curador de conteúdo e o aluno desenvolver a capacidade de buscar informação para a construir o conhecimento. Ou seja, o estudante pode usar o próprio Google para pesquisar vídeos, notícias, artigos e até imagens. Aprendizagem se concentra na aquisição de conhecimento e habilidades através da experiência, instrução e prática. O Desenvolvimento foca no desenvolvimento das habilidades sociais e interpessoais das crianças.