Relação entre Cinema e Educação
Menos que uma tentativa de sistematização que visasse adequar o fenômeno à teoria ou superar as abordagens estudadas na primeira parte do artigo, o objetivo foi cartografar caminhos possíveis, confirmando a potencialidade de abordar o cinema com uma visada educativa. Sentimos medo, raiva, orgulho, compaixão – há uma gama extensa de emoções e o cinema não nos poupa delas, mas a emoção poética é única, pois remete ao fenômeno da criação ou da transcriação. De repente, deparamo-nos com algo que nos arrebata não por seu conteúdo, mas por seu gesto, estilo, por sua forma.
CINEMA E EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS1
O referido projeto não está concluído, pois será trabalhado até o final do primeiro semestre de 2016. Por isso, muitas possibilidades serão construídas com os alunos, colocados como protagonistas dos seus processos criativos, e atores principais. Na condição de coordenadoras, apenas os encorajamos a aventurarem-se nessa linguagem fascinante das imagens e sons em movimento. No segundo encontro, realizado no dia 26 de outubro de 2015, contou com o estudo do Projeto político-pedagógico da escola, a fim de analisar a proposta da escola na formação do aluno, como estava estruturada a escola, quanto a equipe de trabalho. Então, bolsista e coordenadora do projeto de cinema debruçaram-se sobre a realidade da escola para realizarem um projeto significativo aos alunos de acordo e levasse em consideração sua realidade e contexto local. Para que os esforços possam desfrutar de sucesso, é preciso, entretanto, disposição à reflexão e abertura à possibilidade de discussões críticas, o que exige prática.
Em festa do cinema brasileiro, Lula anunciará medidas para o setor audiovisual
Por fim, outros tipos de pensamento acerca do cinema são indispensáveis para um olhar filosófico mais completo sobre este objeto. Os pensamentos comentados são exemplos, a seu modo, dessas três alternativas complementares. Dessa maneira, com esse projeto de cinema na escola está sendo possível levar essa experiência que envolve emoção, sentimentos e afetos, tudo inundado de imagens e sons em movimento, além de toda magia que o processo criativo demanda por meio da linguagem do cinema na educação. A utilização de filmes no processo de ensino e aprendizagem A linguagem cinematográfica pode viabilizar a aprendizagem dos conteúdos acadêmicos e ampliar a visão de mundo do aluno, à medida que a instituição propicia o acesso à cultura, à arte e à comunicação audiovisual. Em segundo lugar, é relevante considerar ainda o desenvolvimento de um aprendizado cultural que favoreça a expansão de uma análise visual crítica dos filmes cinematográficos. Crítica no sentido de chamar a atenção para as significações culturais produzidas pelos filmes, as relações de poder aos quais estariam articulados e, finalmente, quais as práticas sociais que promovem e produzem.
Cinema Na Educação Como Dispositivo de Formação E Ação Pedagógica
Aperfeiçoou os truques próprios do teatro e do ilusionismo para o cinema e assim alcançou grande sucesso. Louis ainda inventaria o fotorama e se dedicaria à ciência, enquanto Auguste continuaria seus estudos de bioquímica e fisiologia. “Cine”, vem do grego e significa movimento e o sufixo “ágrafo”, aqui significa, gravar. A era do cinema mudo foi marcada por grandes nomes como Charlie Chaplin, Buster Keaton, Greta Garbo e Harold Lloyd.
Além disso, o cinema pode ser uma forma de escapismo que pode levar ao consumo excessivo e vício. É importante lembrar que o cinema é apenas uma forma de entretenimento e que é importante equilibrar o tempo gasto assistindo filmes com outras atividades saudáveis. Ir ao cinema com amigos e familiares é uma forma comum de passar o tempo e muitas vezes leva a discussões e conversas sobre o filme após a sessão. O cinema pode ser uma forma de se conectar com os outros em torno de uma experiência compartilhada e desenvolver novas amizades com pessoas que compartilham interesses semelhantes.
Apesar disso, o cinema como conhecemos, com uma grande tela apresentando um filme para um público, foi inventado pelos irmãos August e Louis Lumière. Em dezembro de 1895, eles utilizaram o cinematógrafo, um híbrido de filmadora e projetor movido à manivela, para apresentar o primeiro filme para um público, em Paris. Significado de Cinema substantivo masculino Arte de compor e realizar filmes para serem projetados.
A era do cinema mudo durou até o final da década de 1920, quando os primeiros filmes com áudio passaram a ser exibidos. No início da cinematografia, os filmes não tinham áudio e, por isso, o período ficou conhecido como época do cinema mudo. Mas o cinema Filmes Online Grátis mudo não era tão mudo assim, muitas vezes músicos ou bandas, dentro da sala de cinema, tocavam a trilha sonora do filme, artistas narravam, e até mesmo havia o uso de alguns dispositivos que apresentavam áudios sincronizados com a apresentação.
Em 2023, o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) destinou o investimento histórico de R$ 1,3 bilhão para produção de conteúdo nacional. Até o momento, já foram selecionados 364 filmes e séries, apresentados por 323 produtoras brasileiras. No mesmo ano, foram disponibilizados R$ 537 milhões em crédito ao setor audiovisual, destinados a projetos de infraestrutura, construção de estúdios, empresas de locação de equipamentos, inovação e desenvolvimento tecnológico.
A Era do Cinema Sonoro foi marcada por grandes nomes como, por exemplo, Alfred Hitchcock, Orson Welles e John Ford. Filmes como “Cidadão Kane” (1941), “Casablanca” (1942) e “E o Vento Levou” (1939) se tornaram clássicos atemporais, demonstrando o potencial do som para contar histórias.
Porque um país que não tem cultura, que não investe na cultura, na verdade, não se transforma num país, o povo não é povo, é massa de manobra, porque a cultura politiza e refresca a cabeça das pessoas. É por isso que nós acreditamos muito na cultura e investimos na cultura”, declarou o presidente Lula durante a cerimônia. Deve-se levar em consideração, também, que cada máscara é formada e modificada pela concorrência entre inúmeros campos relacionais. Diante disso, tem-se como principal característica das máscaras a sua constante atualização, o que possibilita pensar a personalidade enquanto uma multiplicidade em transformação. Des-envolvimento significa aqui exatamente o que a origem etimológica explicita, ou seja, des- enredamento, diferenciação; portanto, nada que tenha a ver com a idéia de evolução ou progresso, no sentido de uma direção pré-determinada ou de uma seqüência de configurações.
Inventada no século XVII, tratava-se de uma câmara escura que projetava, através de lentes e luz, desenhos pintados à mão em vidros. Um narrador se encarregava de contar a estória e algumas vezes havia acompanhamento musical. É uma das formas mais populares de entretenimento e comunicação em todo o mundo, envolvendo uma ampla gama de estilos, gêneros e abordagens. Os requisitos e as condições de validade para o cumprimento da cota obrigatória e a forma de comprovação e aferição das sessões e títulos serão disciplinados em ato editado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). Nesta semana, Lula cobrou articulação da base governista para conseguir aprovar a regulamentação. O presidente ainda afirmou que a medida permitirá que o país “seja livre, soberano, dono do seu nariz, dono da sua arte e do seu futuro”.
O cinema organiza sua representação para passar um sentido específico a um público específico, e sendo assim, possuí seus próprios códigos e modos de estabelecer seus significados sociais ou narrativos. O cinema não é apenas uma prática social, mas um gerador de práticas sociais, ou seja, o cinema, além de ser um testemunho das formas de agir, pensar e sentir de uma sociedade, é também um agente que suscita certas transformações, veicula representações ou propõe modelos. Uma das principais ações do cinema é a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir. Isso usado para tratar de questões importantes que envolvem nossa sociedade, resulta em uma ferramenta muito poderosa para atingir as pessoas de maneira diferente.