Dez anos de junho de 2013: os efeitos dos protestos que abalaram o Brasil BBC News Brasil
Em maio de 2012, Elize Matsunaga assassinou e esquartejou o corpo de seu então marido, Marcos Matsunaga, diretor-executivo da Yoki, popular empresa brasileira do ramo alimentício. Com as demasiadas crises no casamento, a mulher surpreendeu o esposo durante o dia 20 daquele mês com um tiro na cabeça, após ele adentrar a porta de casa. Segundo ele, foram movimentos à esquerda que dominaram às ruas logo após junho, com um grande ciclo de ocupações de Câmaras Municipais, greves de professores e protestos contra a realização da Copa do Mundo. O campo conservador, por sua vez, promoveu três dias depois, em Brasília, uma marcha com 70 mil pessoas em defesa da família tradicional e da liberdade de expressão e religiosa, que se opunha ao direito ao casamento gay e à legalização do aborto. No caso dos atos de Natal de 2013, lembra Menezes, houve uma disputa interna entre os próprios movimentos de esquerda, que contrapunham coletivos horizontalistas, como grupos anarquistas e o MPL, a instituições tradicionais, como sindicatos e correntes partidárias. Por outro lado, Perez aponta também o impacto dos atos de junho em transformações no campo da esquerda, por exemplo com o fortalecimento de reivindicações por mais representatividade de grupos historicamente oprimidos.
O Brasil, em sua vastidão territorial e diversidade cultural, infelizmente também é palco de eventos trágicos que impactam profundamente o imaginário coletivo. Em meio a essa narrativa, crimes que chocam não apenas pela brutalidade, mas também pelos contextos e motivações, tornam-se emblemas de uma nação que luta diariamente contra a violência. O relacionamento, que havia sido iniciado em 2004, era repleto de brigas e desconfiança. Elize que era uma ex-garota de programa acreditava estar sendo traída pelo marido, que por sua vez ameaçava se separar e não deixar Elize ver a própria filha. O crime, que comoveu o país, de primeiro foi considerado passional, mas depois a Justiça acreditou que o motivo seria a grande herança de Marcos.
Os assassinos são, de acordo com parentes, ligados a seguranças de um mercado da região de onde a vítima, uma mulher trans, furtou um sabonete no dia 11 de outubro. Em outubro, a cantora gospel Sara Mariano foi dada como desaparecida. Dias depois, seu corpo foi encontrado carbonizado à beira de uma rodovia na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia. Na época, a Polícia Civil revelou uma suposta trama para matá-la, arquitetada pelo próprio marido, Ederlan Santos Mariano, de 38 anos.
Esse roteiro é questionado pela socióloga e professora da Universidade de São Paulo (USP) Angela Alonso, que analisa as causas de junho de 2013 no livro Treze. Ele ressalta que as manifestações pela redução da tarifa em São Paulo foram antecedidos por atos semelhantes, naquele ano, em Natal, Porto Alegre e Goiânia, num movimento em que, na sua leitura, as “franjas” do país influenciaram o centro. A gratuidade também foi adotada em mais de 300 cidades no segundo turno da eleição do ano passado, nota ele, favorecendo a ida de pessoas mais pobres às urnas e contribuindo para a primeira queda da abstenção entre o primeiro e o segundo turno presidencial desde a redemocratização. Nesse sentido, aqueles protestos parecem ter catalisado sentimentos já presentes na sociedade e que influenciaram os rumos da turbulenta década seguinte (entenda melhor ao longo da reportagem).
Em dezembro de 2016, foi condenada por um júri popular que a considerou culpada por destruição e ocultação de cadáver, e impossibilidade de defesa da vítima. O jogador de futebol Daniel Corrêa foi encontrado em 27 de outubro de 2018 em um matagal na zona rural de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Por isso eu acho que (o crime) foi motivado por homofobia — disse a costureira Luciene Reis, de 54 anos, que se refere a Valentina no gênero masculino. Em maio, uma mulher morreu em Itaipu, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, após ser atropelada por um homem depois de uma discussão.
Os novos regulamentos foram publicados em um momento em que os cubanos usaram as redes sociais não só para denunciar os vários detidos no protesto de 11 de julho, que continuam presos, mas também as terríveis condições com as quais padecem com o colapso do sistema de saúde. Estes crimes, além de trágicos, trouxeram debates importantes sobre justiça, violência e os valores da sociedade brasileira. Alguns dos crimes que marcaram o ano foram flagrados por câmeras de segurança, como o assassinato de quatro pessoas na fronteira entre o Brasil e Paraguai, incluindo três estudantes de medicina.
Caso Matsunaga
O caso foi documentado em livro por Sara Gay Forden e serviu de inspiração para o filme que leva o nome do livro, “Casa Gucci”, com Lady Gaga, Adam Driver, Jared Leto e Al Pacino no elenco. O longa chegará aos cinemas brasileiro no dia 25 de novembro de 2021. O médico Gabriel Paschoal Rossi foi encontrado morto, com pés e mãos amarrados, em uma casa na região de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Ele foi dado como desaparecido em 26 de julho, quando deixou o plantão no Hospital da Cassems, na mesma cidade, a pouco mais de 230 quilômetros da capital do estado, Campo Grande. A princípio, segundo o delegado, todas as hipóteses — inclusive a de um crime com motivação “passional” — foram consideradas. Após terem acesso a informações de que o celular de Rossi teria estado em Minas Gerais no dia 30, quando ainda era considerado desaparecido, os investigadores começaram a trabalhar com a possibilidade de sequestro ou homicídio.
Outra zona de conflito seria no campo da moral e costumes, com disputas em torno do direito das mulheres e da população LGBT por exemplo, temas catalisados também por decisões do Supremo Tribunal Federal, como a legalização da união homoafetiva (2011) e do aborto de fetos anencéfalo (2012). Em sua pesquisa ela identifica três “zonas de conflito” na sociedade que ganharam corpo durante os governo de Lula e Dilma e mobilizaram diferentes segmentos à esquerda e a direita, num processo que culmina em junho. A interpretação mais corrente é que no Brasil os atos começaram como um movimento de esquerda, na primeira quinzena de junho, e depois foram “capturados pela direita”, na segunda metade, quando a pauta se amplia e o verde amarelo ganha espaço nas ruas.
Invasão de bolsonaristas em Brasília é comparável a protestos em 2013 e 2017?
Ela era modelo e mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno Fernandes. Allana e Cristiana negam participação, enquanto Edison afirma que matou Daniel porque ele teria tentado estuprar sua esposa. Ele pulou o muro, matou quatro crianças e deixou cinco feridas, aleatoriamente. Segundo o delegado-geral da Polícia de Santa Catarina, depois, ele saiu pela própria porta da creche, pegou a moto e foi para o Batalhão da Polícia Militar, onde se entregou.
Caso Richthofen
A menina morreu a caminho do hospital, e teve início uma investigação que revelou detalhes de um homicídio cruel. Do massacre em uma escola de Suzano, passando pelo caso do assassinato de um ator e da execução de um músico, até a morte de uma garotinha no Complexo do Alemão, os casos ficaram marcados no ano. Nesta retrospectiva, o G1 rememora os crimes que causaram dor e revolta (assista ao vídeo acima). A menina Kemilly Hadassa Silva, de 4 anos, foi encontrada morta em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no início deste mês. Em nota, a Polícia Militar afirmou que o corpo estava na Rua Pernambuco, no bairro de Campo Alegre.
Esses movimentos pelo passe livre, inclusive, vinham ganhando força há quase uma década pelo país, desde a Revolta do Buzu, em Salvador (2003), e na Revolta da Catraca, em Florianópolis (2004), como nota também Andrés, em seu livro já citado. E também aumento da pressão pela nomeação de uma mulher negra no STF – embora o presidente venha se mostrando bastante resistente a essa reivindicação, algo que evidencia os obstáculos que esses grupos ainda enfrentam. Mas Perez também identifica esse desejo melhores notícias de inclusão e de se contrapor à “velha política” em grupos da direita mais conservadora que não se sentiam representados nos governos do PT, partido que comandava a Presidência da República desde 2003. No meio tempo, Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado, preso, solto, recuperou seus direitos políticos e foi eleito pela terceira vez para comandar o país. Os atos deixaram a classe política e a sociedade como um todo atônitas. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário.