Conheça 10 serviços que podem ser realizados pela internet mas o brasileiro ainda não sabe dfndr blog
Nos estados que já estão emitindo a CIN, é possível ir até um instituto de identificação para solicitar o documento. Depois, é possível usá-lo em formato digital por meio do aplicativo gov.br, disponível para Android e iPhone (iOS). O governo federal quer “aposentar” o RG, que é emitido certidao de testamento pelos estados e será substituído pela Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo documento estabelece um padrão de emissão para todo o país, passando a usar o CPF como registro do cidadão para coibir fraudes. Para obter o comprovante, o morador precisa entrar no site da Receita Federal e inserir número do CPF, data de nascimento, nome completo, nome da mãe e número do título de eleitor.
Por que adotar o uso de documentação digital na empresa?
Em seguida, é preciso informar o número do recibo do Imposto de Renda e clicar em “Gerar”. A qualidade da capacitação é mais importantes do que a modalidade de ensino a ser escolhida pelo empregador. Logo, com apenas alguns cliques, você pode solicitar a emissão de contratos, de certidões, de escrituras públicas, de declarações e assim por diante, a lista é de fato infinita.
Com acesso facilitado a documentos online e informações, os profissionais se tornam mais produtivos e podem direcionar a energia deles para a execução de atividades mais estratégicas. Com a tecnologia e o acesso facilitado a um número infinito de informações, a gestão do tempo se tornou um desafio. Outro benefício dos documentos online é que eles facilitam o acesso e o manuseio dessas informações, contribuindo para a otimização do tempo. Além disso, a empresa deve utilizar mecanismos que exigem a autenticação dos usuários que acessam os documentos online. Isso garante um histórico de acessos e controle quanto à utilização das informações.
Para emitir o CIVP online você deve se vacinar gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou clínica privada, guardar o comprovante de vacinação e fazer o cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal. De acordo com o Ministério da Economia, 70% dos brasileiros acima de 10 anos de idade acessam a internet frequentemente. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 9 em cada 10 acessam a internet todos os dias – ou seja, 90%.
Documentos online: tudo que você precisa saber sobre organização, segurança e legalidade
Com a digitalização dos documentos físicos, a empresa tem mais facilidade no envio de informações, na preservação e na integridade dos documentos. Os documentos que utilizam a inteligência artificial e são armazenados digitalmente devem, em um futuro próximo, se tornar de uso obrigatório, como já acontece com as notas fiscais eletrônicas. Isso acontece com o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e a carteira de trabalho, que deixaram de ser emitidos no formato impresso. Veja abaixo sete documentos que podem ser usados no celular e saiba como baixar os aplicativos. Isso porque é possível manter boa parte deles no celular, em aplicativos que têm o mesmo valor das versões em papel.
Carteira de trabalho (CTPS)
A CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais. Você pode converter arquivos do Microsoft Word em documentos Google ou editar diretamente arquivos do Word, sem precisar fazer cópias. Como a comunicação por escrito é um pilar importante para nós, usamos muito os Documentos Google. Por exemplo, conseguimos criar documentos altamente organizados para reuniões, permitindo que todas as pessoas colaborem e façam observações em tempo real. Importe tipos de arquivos conhecidos, como documentos do Microsoft Word e arquivos PDF, e trabalhe com eles nos Documentos.
Pois bem, a legislação brasileira não exige qualquer formalidade instrumental como condição sem a qual a validade de um contrato não possa ser assegurada. Assim sendo, os documentos eletrônicos assinados digitalmente possuem a mesma validade jurídica que os contratos em papel. Na assinatura eletrônica os documentos são assinados digitalmente e podem ser armazenados em nuvem. Isso significa que você não precisa mais imprimir recibos ou manter um espaço próprio para armazenar papéis. Muita gente acredita que um documento físico tem muito mais credibilidade que um arquivo de internet ou e-mail.
A gestão de documentos digitais fazem parte do avanço tecnológico e agregam muito para todas as organizações. Além das funcionalidades acima, você ainda pode visualizar assinaturas dentro dos registros e dispensar a necessidade de anexos. Inclusive realizar assinatura presencial para fechar negócios direto no ponto de venda e usar um dispositivo móvel como smartphone ou tablet para assinar documentos digitalmente em qualquer lugar. A assinatura eletrônica não utiliza chaves criptografadas de um certificado digital para assinar documentos. Ela pode ser feita por meio de qualquer mecanismo eletrônico como biometria (facial ou digital), login e senha ou até mesmo SMS. Uma das grandes vantagens da assinatura eletrônica é que o signatário pode acessar, analisar e emitir documentos de qualquer lugar e hora.
Significa que, ao associar o Certificado Digital ao documento eletrônico que foi assinado, a empresa consegue anular os erros e autenticar as informações de modo completamente seguro. Entretanto, quando associada a um Certificado Digital, a assinatura eletrônica consegue proporcionar uma segurança extra ao signatário. Assim, identificando o emissor mais rapidamente do que em qualquer um dos mecanismos acima. Eliminando a necessidade de comprar papel, impressoras, canetas, toners e gastos com transporte.
Dentre eles estão a emissão de segunda via de contas e regulação dos serviços de luz e água. Também possível acessar serviços públicos de prefeituras para solicitar, por exemplo, trocas de lâmpadas nas ruas. Apesar de estarem mais conectados, quando o assunto é acesso aos serviços bancários pela internet, o brasileiro ainda tem receio. A cada ano, o acesso ao internet banking tem crescido, mas a utilização poderia ser consideravelmente maior. A Polícia Civil oferece um serviço gratuito de registro de ocorrências via internet. Desta forma, não é preciso ir até uma delegacia para fazer o registro em casos de perda, furto, roubo ou acidente de trânsito com danos materiais, sem vítimas.
Adotar a documentação digital proporciona mais proteção e segurança para as empresas e para os profissionais. A Lei da Digitalização de Documentos (Decreto nº 10.278) trouxe os requisitos para a digitalização de documentos, de modo a proporcionar a elas os mesmos efeitos legais dos originais. Cada certificado digital possui uma chave de acesso, e essa chave (que pode ser privada ou pública) compõe o sistema de criptografia. Logo, apenas a pessoa que tiver posse dessa chave terá acesso aos dados para decodificá-los. O certificado digital é uma tecnologia que funciona por meio da criptografia de dados, na qual são construídos protocolos para impedir que o público ou até mesmo um terceiro acesse as informações.
Diversos estados já disponibilizam esta modalidade, mas é pouco utilizada ainda. Os chamados serviços de vídeos ‘on demand’ (sob demanda) são uma espécie de locadora virtual que permite assistir a filmes e séries. Mesmo o brasileiro estando cada vez mais conectado – e por mais tempo -, em uma pesquisa do IBOPE, a PayTVpop apontou que 79% dos internautas não conhecem o conceito que não para de crescer na internet. O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova a vacinação contra doenças para viagens internacionais. Emitido gratuitamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o certificado é exigido por alguns países para a entrada de viajantes em seu território.