Dicas valiosas que irão te ajudar a perder o medo de cirurgia plástica
“O recomendado é hidratá-las para não deixar que a queratina fique muito ressecada e descame”. Uma das coisas que podem gerar insegurança nos pacientes, é ter contato somente com o cirurgião e no dia da cirurgia se deparar com algumas pessoas desconhecidas que fazem parte da equipe do centro cirúrgico. Por isso, se possível, tente conhecer e até conversar com o anestesista, cirurgiões auxiliares ou enfermeiros, que irão participar da sua cirurgia.
No sonho de realizar uma cirurgia plástica, muitas pessoas acabam acelerando a busca pelo cirurgião e fazendo o procedimento com um profissional menos qualificado, o que é um grande erro. Unhas pintadas valorizam e dão um upgrade no look, mas, nos períodos em que estiver em casa ou sem nenhum compromisso em que a manicure precise estar impecável, deixe a sua unha respirar. “O excesso de esmalte e acetona, além de alterarem a coloração das unhas também as desidratam, principalmente se utilizados sem descanso ou pausa”, explica a dermatologista. Por isso, deixe as cores e nail art de lado, evite o polimento e aproveite para hidratar a região.
Por isso, daremos algumas dicas para te ajudar a escolher o cirurgião que irá te acompanhar nesse processo antes, durante e após a cirurgia. Portanto, pesquise bastante para entender o procedimento que você deseja fazer, quais técnicas existem, para quais casos cada uma é recomendada etc. De preferência, anote todas as suas dúvidas, para levar na consulta e esclarecer todos os pontos anotados com o seu cirurgião. Recomendamos que você sempre opte por cirurgiões membros da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).
Quer ter unhas mais fortes e saudáveis? Confira os cuidados essenciais
A anestesia em si, tem um baixo risco de complicações, e quando ocorrem, se dão ao fato de algum problema de saúde que o paciente já apresentava, por isso, a importância de realizar todos os exames antes da cirurgia para evitar tais riscos. Fazer uma cirurgia plástica é algo bem pessoal, que requer avaliar muito mais que o currículo do médico, é claro que a experiência é de extrema importância conforme citado anteriormente. Mas sentir-se confortável e “em boas mãos”, torna o processo muito melhor para o paciente. Com todas essas dicas, será mais fácil você dar o primeiro passo para realizar o seu sonho da cirurgia plástica. Mas se você ainda sente algum desconforto ou insegurança, o ideal é esperar um pouco mais até se sentir confiante, ou realizar uma consulta com o cirurgião e explicar os seus medos e receios. Ele com certeza irá te ajudar da melhor forma possível, e quem sabe te tranquilizar, mas para que você siga adiante.
“A cutícula é uma pele fina que protege a matriz ungueal – estrutura na base na unha onde existem células responsáveis pela produção da lâmina de queratina, a ‘fábrica da unha’, assim não é aconselhado retirá-la”. Em vez de retirá-las, experimente empurrar a cutícula com delicadeza e manter a hidratação constante na região, para evitar que ela fique ressecada e aparente. “Uma boa dica de cuidado é fazer uma massagem utilizando um creme hidratante nela e na unha antes de dormir. Durante a noite, o hidratante age por mais tempo”, finaliza. Por exemplo, consultar-se com um profissional que não te transmite confiança ou se mostra indisposto para responder suas dúvidas já no início, imagine se você precisar consultá-lo no pós-operatório? Na sequência, o cirurgião irá avaliar o seu estado de saúde, e fará algumas perguntas a fim de entender o seu estilo de vida, para definir quais exames serão necessários pedir inicialmente. Aproveite para observar o espaço em que ele atua, os profissionais da clínica ou hospital, tudo isso é bem importante também, para avaliar e fazer a melhor escolha.
Com o aumento do número de cirurgias plásticas sendo realizadas, e com procedimentos cada vez mais acessíveis, mais pessoas têm se submetido aos procedimentos estéticos. Por isso, não é nenhum pouco difícil encontrar outros pacientes operados, para tirar dúvidas e ouvir as experiências de quem já realizou o procedimento pelo qual vocês gostaria de se submeter. A primeira consulta é sempre muito importante, pois nela você já pode ter uma noção se irá conseguir estabelecer confiança no profissional ou não. Na consulta, você poderá tirar dúvidas, explicar ao médico os seus principais objetivos que levaram a optar pela cirurgia plástica, medos e receios etc.
Você sabe o que faz um médico infectologista?
A busca pela melhoria da autoestima através de cirurgias plásticas é algo muito comum em diversas idades, e está ligada a ambos os sexos, ainda que seja mais comum entre as mulheres. Contudo, é fundamental escolher um profissional experiente e de confiança, afinal, um procedimento assim irá modificar alguma parte do seu corpo para sempre. A cirurgia plástica, terá uma dessas duas anestesias de acordo com a necessidade e duração do procedimento.
Nas redes sociais você pode encontrar facilmente grupos no Facebook e no Whatsapp, de pacientes comentando sobre os seus resultados e experiência durante o pré e pós-operatório. Sem dúvidas, isso poderá te deixar mais tranquilo, mas cuidado com as opiniões de quem escolhe cirurgiões menos experientes ou não credenciados pela SBCP, avalie bem o que cada pessoa diz e sobre qual cirurgião se refere. É um hábito muito comum tirar as cutículas na hora de fazer as unhas, mas Luciana alerta sobre os períodos dessa prática.
O universo da cirurgia plástica
Escolhendo um cirurgião membro da SBCP, você terá garantia de que escolheu um médico que está submetido a um código estrito de ética e opera somente em instalações médicas credenciadas. Os cirurgiões membros da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), são no mínimo experientes suficientes para poder operar a cirurgia de forma segura, seja ela de reconstrutiva ou estética. Para se tornar um médico credenciado pela SBCP, é necessário estudar pelo menos 11 anos na área médica, sendo 6 anos de faculdade Cirurgia Plástica e 5 de residência e experiência em cirurgia no geral. Então, se achar necessário consulte mais de um profissional, para escolher com calma quem irá trilhar essa jornada tão importante com você. Optando por um cirurgião membro da SBCP, você terá garantia de que escolheu um médico que está submetido a um código estrito de ética e apenas opera em instalações médicas credenciadas. O primeiro passo para se sentir mais segura antes de marcar a cirurgia, é procurar um cirurgião plástico especializado.