O Que É Planta Baixa?
Em projetos comerciais, como shoppings, é onde costumam ficar os estacionamentos
e maquinários. Agora que
você já sabe mais sobre o que é e para que serve uma planta baixa, aproveite
para saber quais são as outras plantas de um projeto residencial. Cada projeto tem uma demanda específica, mas é bom conhecer o que tem
em um projeto básico. Também
existe a norma de que a planta seja feita na altura de 1,5 metro do piso. Essa
é uma das regras para se fazer a planta baixa, conforme consta nas Normas
Regulamentadoras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O Lucidchart ajuda você a criar plantas de casas personalizadas de qualquer tipo com a sua interface intuitiva de arrastar e soltar e extensa biblioteca de formas.
Com esse cuidado, evitam-se avarias no sistema hidráulico, tanto do seu apartamento quanto das unidades vizinhas. Danos desse tipo não são simples de resolver, implicam em quebra-quebra, demoram e custam caro. Dessa forma, o tamanho da janela da sala, principalmente em apartamentos pequenos, permite prever como será a luminosidade natural não apenas na sala de estar, mas também na de jantar e na cozinha.
Assim, etimologicamente, somente deveríamos denominar “planta baixa” à importante planta do acesso à edificação, e não, genericamente, à planta de qualquer andar ou pavimento de uma edificação. Nos demais pavimentos, recomenda-se utilizar apenas a palavra “planta” e indicar o andar, pavimento, nivel ou outra convenção de diferenciação. A planta baixa executiva que é enviada para a prefeitura, juntamente com os outros documentos do projeto, como elevações, cortes, planta de cobertura para que seja feita a liberação do alvará de construção. As plantas de arquitetura geralmente são desenhadas usando softwares específicos, como AutoCAD ou SketchUp, ou podem ser desenhadas à mão usando desenhos técnicos.
Aproveitamento dos móveis
A planta baixa é um desenho técnico em escala que mostra as paredes e cômodos de uma estrutura como se fossem vistos de cima. A representação é feita a partir de um corte imaginário à altura de 1,50m do piso. Esta medida é utilizada pois é capaz de abranger as aberturas de portas e janelas, por exemplo. A planta baixa é um desenho técnico que proporciona uma visão aérea do ambiente, revelando as dimensões dos ambientes, o arranjo dos móveis, a posição das portas e janelas, além de outros detalhes. Segundo a arquiteta, é como se fosse feito um corte imaginário logo abaixo do telhado ou laje, oferecendo uma perspectiva completa das aberturas do projeto.
Paredes e Divisórias
Você concluirá a planta mais rapidamente, e com maior precisão, e curtirá mais a possibilidade de explorar designs diferentes em muito menos tempo. Tudo o que você precisa saber sobre a criação de plantas baixas do início ao fim, rápida e facilmente; e um guia de design passo a passo de layouts. É importante informar todos detalhes necessários para desenvolvimento dos demais projetos, mesmo que não sejam exigidos para aprovação na prefeitura, pois evita que informações se percam. A Planta Baixa, também chamada de Planta de Casa ou Planta de Pavimento, é o elemento mais conhecido do Projeto Arquitetônico.
A planta baixa de um apartamento, por exemplo, mostra o posicionamento, a área útil e outros detalhes de cada cômodo existente (como cozinha, lavanderia, sala, banheiro e quartos), definidos previamente no projeto. Assim, analisando-a com atenção fica mais fácil entender como será a construção finalizada. Planta baixa é um desenho técnico de uma construção que se dá a partir de um corte imaginário à altura de 1,50 m do piso. Explicando de maneira mais simples, é como se tirássemos a cobertura de uma construção e observássemos os cômodos de cima. Apesar de, em teoria, serem elementos diferentes da geometria descritiva, costuma-se confundir os termos “planta” e “planta baixa”.
Nesse momento, você pode definir onde ficarão as louças, pia do banheiro, iluminação, etc. Feito isso, fica mais fácil demonstrar em qual dos lugares ficarão todo o sistema hidráulico e de energia da casa. O RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) é um documento planta pronta assinado pelo arquiteto responsável pelo projeto. Esse documento comprova que as obras possuem responsável e que tudo está dentro dos conformes. Seu objetivo principal é prever o ambiente a ser construído para evitar erros ou problemas no momento da construção.
Agora que você já tem uma ideia do que incluir na planta baixa, comece a desenhar o lote da edificação. Além de ser o responsável legal pelo projeto, o arquiteto é o profissional que direciona e trabalha em conjunto com outros prestadores de serviço para a execução da planta baixa. Agora que você já sabe o que é uma planta baixa e as normas utilizadas, vamos detalhar um pouco mais o processo de criação desse documento. Desenhar uma planta baixa é um momento desafiador e, ao mesmo tempo, prazeroso para o arquiteto.
Por que é tão importante saber ler a planta baixa?
Planta baixa é o nome que se dá ao desenho de uma construção[1] feito, em geral, a partir do corte horizontal à altura de 1,5m a partir da base. É um diagrama dos relacionamentos entre salas, espaços e outros plantas prontas aspectos físicos em um nível de uma estrutura. Nela devem estar detalhadas em escala as medidas das paredes (comprimento e espessura), portas, janelas, o nome de cada ambiente e seu respectivo nível.