Turismo no Brasil: um celeiro de oportunidades
Entre 2018 a 2020, 19 milhões de estrangeiros escolheram o Brasil para visitar, de acordo com o Ministério do Turismo o ecoturismo foi escolhido por 18,6% destes turistas. MPs entram imediatamente em vigor, mas têm de ser aprovadas pelo Congresso Nacional, onde essa proposta enfrenta resistência. Partidos como PT, PDT e PSOL argumentam que a abertura poderia prejudicar a aviação regional – o ministério, por sua vez, defende que ela pode contribuir para capitalizar companhias brasileiras e fomentar o setor. O Brasil tem os patrimônios naturais e a biodiversidade mais ricos do planeta, mas seu potencial turístico é limitado por deficiências em segurança, infraestrutura, mão de obra e outros fatores. O turismo mundial cresceu muito nas últimas décadas, em especial, devido a maior facilidade de deslocamento entre os países, por questões estruturais, de transporte, de comunicação e, até mesmo, de cunho financeiro.
São Paulo, também conhecida mundialmente, é o maior centro financeiro do Brasil, e conta com diversos centros culturais e de entretenimento. Em Minas Gerais, localizam-se as mais importantes cidades históricas do Brasil, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina. O Espírito Santo atrai milhares de turistas todos os anos devido a suas praias.
É interessante notar que, antes disso, o país chegou a receber mais de 6 milhões de visitantes por ano. O trabalho para a retomada plena do setor conta com vários órgãos da esfera privada e pública, com destaque para o Ministério do Turismo (MTur), que é parte do governo federal do Brasil desde 2003. A Organização Mundial do Turismo (OMT) estima que em 2020, o turismo será a principal atividade econômica do mundo. A Internet tem contribuído muito para o crescimento do turismo, pois facilita a obtenção de informações sobre destinos turísticos e permite a possibilidade de fazer reservas e pagamentos on-line. Um dos atrativos naturais de destaque no Pará é a praia de Alter-do-Chão, no município de Santarém, praia esta considerada o “caribe brasileiro”.[carece de fontes?
Belezas naturais, opções de entretenimento, hotelaria e uma eficiente infraestrutura de transportes são atributos comuns às áreas que recebem grandes fluxos anuais de turistas. Outro importante fator comum aos países que se destacam como destino turístico é a política de preservação do patrimônio histórico. A Região Sul do Brasil, composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tem como principais atrações turísticas as suas belezas naturais, praias, cidades históricas e suas colônias europeias, além do clima bem definido, marcado principalmente pelo inverno rigoroso. O estudo do turismo é importante para a melhoria do serviço turístico, para a identificação de potencialidades regionais e também para a valorização das paisagens culturais e naturais. Ademais, compreende um campo de amplo interesse econômico, em razão do crescimento da atividade no Brasil e no mundo assim como do retorno financeiro propiciado para a sociedade.
Cada ambiente possui sua própria biodiversidade e paisagem subaquática, com espécies únicas e adaptadas às condições locais. Para praticar a tirolesa, é necessário seguir as instruções do guia especializado e usar o equipamento de segurança adequado. A partir disso, muitas iniciativas vieram depois, a exemplo das Diretrizes para a Política do Programa Nacional de Ecoturismo, em 1994 e o Instituto Brasileiro de Ecoturismo (IBE), em 1995. Foi na década seguinte, com a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente – ECO 92, realizada em 1992 no Rio de Janeiro/RJ, que esse tipo de turismo ganhou visibilidade e impulsionou um mercado com tendência. O turismo de massa, então, era visto como responsável por agredir, muitas vezes, a paisagem natural e cultural.
O projeto encontra-se na etapa inicial e, com a abertura dos seculares patrimônios para visitação na capital do estado, contabilizou mais de 10 mil visitantes nos primeiros seis meses. A cidade possui uma agitada vida noturna, principalmente no distrito do Itaim Bibi, na zona oeste da cidade, com suas casas noturnas e restaurantes, que se tornam outro atrativo da cidade. Quanto aos pontos de referência do turismo cultural, podem-se elencar, entre tantos, o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional Biotur Transportes Marítimos de Belas Artes, o MAM, o Real Gabinete Português de Leitura, o Palácio do Catete e o Theatro Municipal. Muitos dos lugares para fazer ecoturismo no Brasil, por exemplo, contam com turismo geológico. Durante o voo, é possível observar a paisagem e a biodiversidade do ambiente de forma privilegiada, além de apreciar a arte e a cultura da região vista do alto. É importante seguir todas as normas de segurança e usar equipamentos adequados, como capacete, cinto de segurança e paraquedas de emergência.
Há ainda o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, um dos mais importantes sítios arqueológicos do país. A capital e maior cidade do estado, Belo Horizonte, um dos maiores centros financeiros do Brasil, com o complexo da Pampulha, o turismo de negócios e um rico acervo cultural. O conceito de ecoturismo está associado a uma atividade turística que utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, incentivando sua conservação e fomentando uma consciência ambiental, enquanto promove o bem-estar das populações locais. O resultado está no documento The Travel & Tourism Competitiveness Report 2017, lançado recentemente pela organização.
A partir de 2020, a pandemia trouxe drásticas mudanças de hábitos e padrões de comportamento por parte do consumidor. O distanciamento fez com que as marcas aprimorassem a experiência do cliente, integrando canais de comunicação (Instagram, WhatsApp, site, loja, por exemplo), gerando o chamado omnichannel. Essa reestruturação veio para ficar, pois trouxe ainda mais à tona a importância da sustentabilidade para a relação entre a marca e o consumidor. Mas, com tantas mudanças, quais são as tendências de tecnologia e sustentabilidade que estão de fato levando o mercado da moda para outro patamar?